Concertos Reportagens

The Gories, lição de rock’n’roll em Lisboa

Nunca tinham estado em Portugal e mal sabíamos nós o que andávamos a perder. Nesta nova noite “Teach Me Tiger”, curadoria de Paulo Furtado, o músico português apresentou-nos uma das suas bandas favoritas – The Gories – que já conta com três décadas de existência. A banda teve origem em Detroit, nos Estados Unidos, em 1986. O último disco editado é de 1992, mas o ano passado lançaram o tema Be Nice. Independentemente do tempo passado sem editarem, o que é certo é que quem os viu na Sexta-feira, no Musicbox Lisboa, poderá certamente concordar comigo que parece que o tempo mal passou por eles. Ou melhor, passar passou, mas teve aquele efeito saboroso de vinho do Porto. O rock’n’roll misturado com os blues de The Gories, fizeram as delícias de uma casa cheia.

O reportório de The Gories pode não ser novidade, mas convenhamos, eu nasci em 1988, o que quer dizer que eles deixaram de editar tinha eu quatro anos. Ou seja, para mim esta foi uma experiência que teve o efeito de me transportar para tempos que nunca vivi, mas que certamente gostava de ter presenciado. Em palco, com minimalismo instrumental, ainda sem músicos em palco, fez-me temer um pouco o que estaria para vir, mas fui completamente surpreendida e arrebatada. Este trio sabe o que faz e sabe fazê-lo cheio de estilo. Cada música é como uma maratona: veloz, enérgica, por vezes rude, no bom sentido, outras tantas vezes endiabrada. O público delirou. A energia que se fazia sentir no ar era frenética. Pediam que tocassem mais alto, cantaram a plenos pulmões boa parte das músicas, sendo o pico no single Nitroglycerine, mas acima de tudo entregavam-se de corpo e alma ao power trio em palco.

Não é a primeira vez que fico fã de uma banda numa destas noites “Teach Me Tiger”, por isso resta agradecer ao músico português por nos mostrar estes projectos. Com The Gories foi demasiado fácil ficar apaixonado! Venham mais assim.

Setlist do concerto:

Goin’ to the river
Telepathic
Think I had it
Sister Anne
Feral
Sovereignty Flight
Boogie Chillun
Queenie
Ghostrider
Great big idol
You don’t love me
View from here
Thunderbird ESQ
To find out
Hidden Charms
There but for the grace of god go I
Nitroglycerine

Texto – Sofia Teixeira
Fotografia – Ana Pereira