Festivais Notícias Outros Reportagens

Out.Fest 2017 – Caterina Barbieri, Lolina, Gyur e Colectivo Vandalismo são as novas confirmações

Do novo grupo anunciado, ressalta o denominador comum da linguagem da música electrónica trabalhada ao serviço de ideias de fazer novo, diferente, alternativo, no espaço, ainda e sempre a dimensão mais desafiante para explorar.

A italiana Caterina Barbieri é uma compositora em sintetizadores modulares, que lançou o aclamado disco “Patterns Of Consciousness” na Primavera última no selo Important Records. O seu trabalho de ambientes sonoros rizomático, frondoso em arpeggios sintetizados e algoritmos melódicos intricados, mereceu o apto elogio de Alessandro Cortini, dos Nine Inch Nails, que achou-o “elegantemente movendo-se entre o melódico aprazível, sequências desconfortáveis e espaços sónicos de abrigo e conforto”.

Lolina é a nova pele da artista a viver e trabalhar entre Londres e Tallin, natural de Samara, Rússia, anteriormente conhecida como Inga Copeland – quer a solo, quer a meias nos Hype Williams, que partilhava com Dean Blunt. As suas produções de música electrónica desde o finamento do duo mestre do fascínio do intangível têm revelado uma estética insigne; exigentes, discordantes, contudo melódicas e sensuais. O engajante “Live in Paris”, lançado online em formato video, chegando a versão em CD um par de meses depois, mostrou a artista em palco cercada por uma projecção multiscreen do jogo de tabuleiro ‘Monopólio’, numa possível apocrifia conceptual sobre as dinâmicas sócio-económicas-culturais que se trocam em Londres nos tempos que correm.

GYUR é, tal como a emergente BLEID que actuou há dois anos no OUT.FEST, parte da CRATERA, um grupo de criadores de ‘conteúdos digitais’ com epicentro na difusa Grande Lisboa. Através do bandcamp do colectivo editou em Fevereiro último o primeiro disco, “Garble”, produzido, misturado, masterizado e com artwork pelo autor. Temas cascantes, de ataques rítmicos cyber punk levedantes, com um sentido narrativo cognitivamente desafiante.

Mais info em https://cratera.bandcamp.com/album/garble

Os Colectivo Vandalismo é a dupla constituída por Pedro Abrantes e Valdemar Pereira, dividindo-se entre Braga e Porto. Lançaram no final do ano passado a nortada carismática “Untitled” na Eye For An Eye Recordings. Música minimal, agressivamente fresca e subtil, num equilíbrio aprimorado entre o cru e a sofisticação nos processos e resultados claramente vencedor. Evocativa das Waves europeias mais escuras e frias dos anos 80, transcende o fetiche fácil de compilação underground em cassete da época – até na tuga a “Coma” já no início da década de 90 deu fogo à peça – justapondo códices tecnados desde então tornados música.

Mais info em https://eyeforaneyerecordings.bandcamp.com/album/untitled-2 

OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro 
2017 / 14ª edição
De 4 a 7 de Outubro em vários locais da cidade do Barreiro
Uma Co-Programação da OUT.RA – Associação Cultural e da Filho Único – Associação Cultural

+info em http://www.outfest.pt