Notícias

Festival NEOPOP’17 – Dançar Até o Sol Raiar, Dançar Até Não Dar Mais

Agosto, o derradeiro mês do Verão, finalmente chegou. Considerado como a altura mais calorosa do ano, esta é a época predileta de muitos portugueses para se fazer férias: ao sol e ao bom tempo, junta-se o descanso para um cansaço acumulado de muitos meses de trabalho. Já para os amantes de música, Agosto significa também que a época dos festivais de Verão caminha a passos largos para o seu término. Todavia, não há mês do Verão com um roteiro de festivais tão rico como o de Agosto.

E é então que chegamos à nossa primeira paragem nos festivais deste mês, mais concretamente a Viana do Castelo: nos dias 3, 4 e 5 de Agosto, o NEOPOP Electronic Music Festival regressa para mais uma edição eletrizante que promete não deixar ninguém indiferente.

Num festival que tem como palavra de ordem ‘dançar’, no cartaz só poderiam constar nomes que acordem o bichinho de dançar freneticamente, e nesse fator, a edição deste ano do NEOPOP apresenta um cartaz de luxo: Trikk, Tale of Us, Dixon, Eric Cloutier, Loco Dice ou Chris Liebing são apenas alguns dos nomes que têm como ponto assente tornar o Forte de Santiago da Barra numa enorme pista de dança ao ar livre. Contudo, para 2017, os nomes que mais sobressaem do cartaz é sem dúvida alguma Kraftwerk e Moderat.

Nome incontornável da música eletrónica, o quarteto alemão Kraftwerk surgiu pelas mãos de Ralf Hütter e Florian Schneider na década de 70 e revolucionou por completo um estilo que, na altura, imaginava-se impossível de fazer muito mais do que já tinha sido alcançado. Com o passar dos anos, a banda foi incorporando os avanços da tecnologia na sua sonoridade, tornando-se cada vez mais rica e elaborada, tornando-se numa referência para muitos dos artistas de hoje, nomeadamente Daft Punk. Para este ano, trazem consigo uma digressão 3D – a mesma que subiu a palco no Coliseu dos Recreios recentemente – onde, a juntar-se aos vibrantes jogos de luzes, as imagens emitidas nos ecrãs irão ganhar vida e tornarem-se nos guias do público pelo colorido e dançável mundo dos Kraftwerk.

Oriundos também da Alemanha mas em formato de tripleto, os Moderat têm vindo a desenvolver uma doce relação com Portugal, ou não estivessem eles a tornarem-se em visitantes anuais por Portugal – 2015 no NOS Primavera Sound e o 2016 no LX Factory. Passando novamente pelo norte do país, chegou a vez de o NEOPOP acolher aqueles que foram considerados, em 2009, como uma das melhores bandas ao vivo da atualidade. Mesmo com uma eletrónica que concilia elementos de house, os Moderat não se limitam a pressionar no ‘play’ e deixar a festa fazer-se por si, não, o trio alemão tenta recriar ao máximo todas as sonoridades dos seus três discos em palco, naquele que será certamente um dos concertos de todo o festival.

Para além do seu rico cartaz e de privilegiar da localização que o torna num refúgio para amantes da dança, o NEOPOP tem ainda a peculiaridade de ser um dos poucos festivais em Portugal onde a música só se começa a ouvir por volta das dez da noite e só termina… doze horas depois; sim, em Viana do Castelo, há música até bem cedo de manhã, ambiente que tão bem se adequa à eletrónica.

Com a possibilidade de campismo mesmo junto ao recinto, o NEOPOP Electronic Music Festival regressa ao Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, nos dias 3, 4 e 5 de Agosto, naquele que será o primeiro grande festival desta terceira ronda dos festivais de Verão. Todas as informações relativas ao evento, como os horários, por exemplo, encontram-se disponíveis em neopopfestival.com.

Texto – Nuno Fernandes