Festivais Outros Reportagens

Vamos a Mêda?

Já está à porta mais uma edição do Mêda+, que é como quem diz, mais um festival de música portuguesa proporcionado numa das regiões mais bonitas do interior de Portugal. De 27 a 29 de Julho, irá ecoar em Mêda acordes de várias bandas já conhecidas do panorama musical português, como Sensible Soccers, Keep Razors Sharp ou Best Youth.

O festival que pauta por auscultar todos os anos o melhor da música portuguesa (em oito edições já trouxeram Mão Morta, Linda Martini, Supernada, entre outros), este ano criou um cartaz que pauta pela mesma linha de rock, indie e pop q.b. E tudo isto, sem teres de pagar um cêntimo.

Temos cinco motivos pelos quais tens de visitar e ir ao Mêda+. Aqui vão:

1. O cartaz

É a razão básica e é à volta das bandas que vêm ao festival que se justifica a ida. Se no primeiro dia, na quinta feira, Sensible Soccers, First Breath After Coma e Nice Weather For Ducks compõem o cartaz, no segundo não podes perder o regresso aos palcos de Mundo Cão ou escutar os riffs dos Keep Razors Sharp ou ainda The Twist Connection. Para o último dia fica com Best Youth, 3porcento e Quinta feira 12 e o Nuno Lopes, que vem mostrar os seus dotes de DJ (para quem vai este ano ao Vodafone Paredes de Coura) é um aquecimento.

2. O campismo e piscina

É o sítio onde irás passar os teus dias. O campismo é gratuito, e com as condições que tem, é como se tivesses num lugar premium. Mas apressa-te a chegar para encontrar os melhores lugares. Já não é a primeira edição que costuma ficar a abarrotar. Há lugares para todos, mas convém ficar perto da piscina, não é? A piscina é outro dos atrativos. Por 5 euros, tens acesso à piscina durante a tua estadia pelo festival, e é ali que tens o melhor spot para te refrescares. Ah, e para não esquecer. Tens acesso a duche com água quente, aquele conforto que outro festival com campismo não te dá.

3. A cidade da Mêda

O Festival foi criado por jovens locais que procuram nesta altura do ano dinamizar a cidade e dar a conhecer ao país inteiro que as cidades do interior não podem ser esquecidas. E de facto, Mêda merece uma oportunidade para ser visitada. E sem ser pelo festival. Durante o dia explora a cidade (com os concertos no parque da cidade – Surma, Captain Boy e Gobi Bear são alguns nomes) mas também descobre as zonas fronteiriças, como a aldeia de Marialva.

4. Os custos

Como diria o atual secretário geral da ONU, António Guterres, é só fazer as contas. Festival gratuito, campismo gratuito, o acesso à piscina é o preço que te falamos. São três dias de festival em que te divertes muito, mas por muito pouco. Quanto aos acessos, podes sempre ir de autocarro, de comboio (vem até Celorico da Beira) ou então junta amigos e venham de carro (é sempre a melhor opção). Já entre o campismo e o lugar onde está o palco principal, também costuma haver uma carrinha que assegura o transporte.

5. Oportunidade para conheceres ao vivo os teus artistas favoritos

Se alguma das tuas bandas favoritas está no cartaz, então não podes perder a oportunidade de vir ao Mêda+. O Música em DX tem um passatempo a decorrer que permite ter o acesso ao backstage para conhecer e conversares com os teus artistas favoritos. Para isso basta veres este post e seguires as dicas.

Passatempo Mêda+, queres conhecer o backstage do Festival?

Não há motivos para perderes este Mêda+. Vamos lá?

+info em musicaemdx.pt/events/viii-festival-meda/

Texto – Carlos Sousa Vieira