2017 Festivais NOS Alive Notícias Reportagens

A contagem final para o NOS Alive

O NOS Alive já está à porta, e é altura de começar a tomar as decisões mais difíceis (ou fáceis) que são de escolher o que vamos ver. O Música em DX decidiu fazer uma pequena lista de artistas que lançaram novos temas e álbuns durante 2017, e que valem a pena ouvir, ou dar uma vista de olhos enquanto andam pelo recinto do Passeio Marítimo de Algés.

Dia 6 junho

The Weeknd

Há uns tempos, houve um fenómeno na internet com um evento fictício dos The Weeknd em Portugal. Depois de uma passagem no ainda Optimus Primavera Sound de 2012, o regresso pela porta grande surge no NOS Alive. Depois da coletânea Trilogy, é com o Beauty Behind The Madness que The Weeknd explodem internacionalmente. Starboy é o álbum que será apresentado por cá, que contou com várias colaborações como os Daft Punk, Future ou Kendrick Lamar. É dos concertos mais esperados este ano por cá, por isso, espera-se uma plateia intransitável no dia 6.

The xx

Parece que já foi ao ano passado, mas foi no início de Janeiro que os The XX lançaram o I See You, depois de um longo período de ausência. Depois de xx e Coexist, esta terceira etapa marca uma nova história do conjunto inglês, com a Romy, o Oliver e o Jamie xx a conquistarem novamente os corações de quem os ouve. I Dare You e On Hold certamente já ouviram nas ondas de éter e agora dia 6 se farão ouvir no palco principal do festival.

Royal Blood

Os Royal Blood bem que podiam ter uma casa por estes lados. Depois de uma atuação ao ano passado, voltam para o NOS Alive já com bilhete garantido para um concerto em nome próprio no final do ano. Com álbum novo, How Did We Get So Dark?, são um duo que não se faz rogado quando é para tocar com os PAs quase a darem de si. Donos e senhores de um rock feroz, será no palco Heineken que nos vão contagiar com a sua energia interminável. A ouvir? Lights Out.

Ryan Adams

Durante algum tempo era conhecido pelo desafio de ter reinterpretado o 1989 de Taylor Swift. Contudo este é o ano da sua afirmação, com o Prisoner. Já apontado aos topes de álbum do ano, poderá ser visto em detalhe no palco Heineken e merece a pena ouvi-lo. Com um rock alternativo, muito folk e country também, é quase um Bruce Springsteen versão 2017 e cabelos cumpridos. Do You Still Love Me, Shiver and Stake ou Prisoner já deviam ecoar nos auscultadores de todos nós.

Glass Animals

Espírito de festa. É o que veremos no palco Heineken com os Glass Animals. Esta autêntica trupe é responsável de um dos álbuns mais animados dos últimos tempos, com o How To Be a Human Being, com Life Itself e Youth a encabeçarem o projeto revelação de 2016 que mistura pop, indie e hip-hop. A curiosidade deste álbum é que cada música conta história de uma pessoa diferente. Que exista tempo para vê-los, com tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo.

DIA 7 JUNHO

Foo Fighters

Dispensa apresentações. Dave Grohl e companhia no NOS Alive, com mais de 20 anos de hinos ao rock n roll, como o Everlong, My Hero ou Best of You. Serão certamente temas que preencherão uma noite que inclui novos temas desta nova fase da banda, como o Run, que saiu recentemente. O álbum novo está prestes a sair, mas poderemos ouvi-lo em primeira mão no palco principal.

The Kills

Há histórias de amor e a história apaixonante entre The Kills e Portugal. Um dos episódios foi precisamente no NOS Alive, mas no já “longínquo” ano de 2012, quando a Alison se emocionou ao ver um membro da plateia a sofrer um ataque epiléptico, mas com a vontade do público ali presente, galvanizou para um dos concertos dessa edição. Agora tanto tempo depois, já com alguns regressos pelo meio e com Ash & Ice, entram pela porta grande do festival. O duo, como apanágio, não deixará ninguém parado, mal ecoe o Heart of a Dog, no início do espectáculo.

Local Natives

Sunlit Youth foi lançado ao ano passado, mas já este ano, os Local Natives já lançaram novas pepitas de indie rock (vale a pena dar uma “vista de olhos” aqui: https://www.closeyoureyes.net/). Os californianos que apresentam um registo por vezes orquestral, ainda evocaram este ano os lendários Fleetwood Mac, com a cover da Tusk. A curiosidade é muita para ver o quanto evoluíram desde do Optimus Primavera Sound e o concerto no TMN ao Vivo, em 2013.

Parov Stelar

Festa, festa e festa. Não precisava de acrescentar mais para descrever o electro swing que caracteriza o austríaco e todo o seu concerto. Com novo álbum e uma nova abordagem, no The Burning Spider, não falta sons que levarão a acontecer o que aconteceu em 2014, na sua atuação no palco Heineken. Haja corajosos para fazer o maior comboio humano que aquele recinto já conheceu.

Wild Beasts

Começaram como duo mas rapidamente evoluíram para quarteto. Os ingleses, que já têm na carteira alguns álbuns, atingiram rapidamente o sucesso quando apresentaram o Present Tense, em 2014. Por essa altura, foi quando registaram a primeira visita a Portugal. No passado ano estiveram presentes no Musicbox, sendo que agora com Boy King, frequentemente no topo das listas de álbum do ano em 2016, permitem mais uma reinvenção da pop electrónica.

DIA 7 JUNHO

Depeche Mode

Foram a primeira confirmação do festival, e com o lançamento do Spirit a alcançar boas críticas por parte da imprensa, são uma das apostas fortes do festival. Já não é a primeira vez que pisam o palco principal, o que significa o reforço da máxima: “equipa que ganha não se mexe”. Para além de temas como o Just Can’t Get Enough ou Personal Jesus, a nova tour contempla o Where’s The Revolution ou o Going Backwards, temas que acentuam a mensagem política da banda neste último projecto. Curiosidade também para a homenagem de Dave Gahan a David Bowie com o Heroes.

Fleet Foxes

Um regresso a Portugal muito aguardado, reforçado com o Check-Up acabado de lançar há umas semanas. O álbum que foi gravado durante a segunda metade de 2016 revela-se como complemento perfeito (a destacar e a ouvir temas como o Fool’s Errand ou o If You Need To, Keep Time On Me) para Mykonos ou The White Winter Hymmal.

Cage The Elefant

Estavam a terminar o concerto no Porto, no Hard Club, no inicio do ano, e eram logo a confirmação para virem a Lisboa. Fenómeno de massas em Portugal, a banda norte-americana, sediada em Londres, os multi-premiados irão passar temas como Trouble ou Cigarette Dreams, que fazem parte dos álbuns Tell Me I’m Pretty ou Melophobia.

Spoon

Os Spoon são outra das bandas que visita Portugal já com um bilhete de regresso para o final do ano. Donos e senhores de um grandes hits, o Inside Out e Do You, do melhor álbum de 2014 da Pitchfork, o They Want My Soul, surpreenderam o mundo em 2017 com o viciante Hot Thoughts. Com um rock dançável que hipnotiza os mais céticos, os norte-americanos são imaculados no seu percurso e isso faz com que se espera uma grande massa humana no palco secundário.

The Avalanches

Da Australia vêm bons ventos e bons casamentos. E um destes casamentos pode ser a comunhão que existe os vários membros da banda que compõem os The Avalanches. Donos e senhores de um dos melhores álbuns dos anos 2000, Since I Left You, são mestres na arte da mistura e da instrumentalização. 16 anos depois desse mítico álbum, lançaram o Wildflower, uma pérola no meio do Oceano Índico e que merece toda a atenção e amor.

+info em https://www.musicaemdx.pt/NOSAlivehttp://nosalive.com/

Texto – Carlos Sousa Vieira