2016 Festivais Misty Fest Reportagens

Andrew Bird, O canto elegante do violino

Mais uma noite de Misty Fest nos esperava e, com ela, um novo encanto em ebulição. Desta vez seria o palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém que servia de exlibris da última quarta-feira, dia 9 de Novembro. Os protagonistas eram Momo ou Marcelo Frota e Andrew Bird, aguardava-os uma sala cheia.

20161009 - Andrew Bird + Momo -  Misty Fest 2016 @ Centro Cultural de Belém

fotos na galeria Misty Fest’16 Dia 9 Novembro Ambiente

Acompanhado de Filipe Bastos na percussão, Marcelo Frota, Momo, começou por explicar ter vindo para Portugal para gravar o seu novo álbum com Marcelo Camelo. No entanto, não resistiu aos encantos de Lisboa e foi ficando. O álbum sairá em Março de 2017 e esta noite serviu para apresentação do mesmo. O resultado é um som suave e melancólico que traz com ele a tristeza dos nossos dias e dos dos outros. Com acordes simples e percussão branda, Marcelo vai cantando com tom meigo coisas tristes, apertando-nos o coração. Foram 20 minutos delicados e emotivos que despertaram uma combinação de sentimentos cinzentos.

20161009 - Andrew Bird + Momo -  Misty Fest 2016 @ Centro Cultural de Belém

fotos na galeria Misty Fest’16 Dia 9 Novembro Momo

An evening with Andrew Bird perspectivava-se algo marcadamente bom. Seria apenas Andrew, os seus instrumentos, o talento e o encanto. De estilo meio boémio mas com classe, Andrew entra em palco com uma simpatia e humor cativantes. Com o seu melhor amigo em punho, faz malabarismos com o violino construindo, com ele, música de diferentes maneiras e feitios. Um autêntico dom com capacidades divinas de encanto. A acompanhar o seu melhor amigo, uma guitarra cortante e intimista e um assobio astuto e melodiosamente penetrante. Com um sistema de loops vai criando harmonia e sensualidade auditivas enquanto tem subtis passos de dança a acompanhá-lo, tal adolescente apaixonado. As camadas de instrumentos e acordes sobrepõem-se numa consonância extrema de paixão e talento únicos. Das cordas delicadas do violino saem dicotomias cristalinas e robustas que nos deixam boquiabertos ao mesmo tempo que declama histórias com uma voz sólida e galante. Há toda uma magia neste senhor e não é do canto do pássaro! Por entre músicas e charme, revela o seu descontentamento pelo acontecido nos Estados Unidos nesse dia, fazendo piadas e revelações. Are You Serious, lançado em Abril deste ano foi-nos mostrado na sua forma mais simplista e magnética, capaz de nos abrir portas mentais que nos fariam, por momentos, viajar até ao local mais confortante da nossa mente. Mostrou-nos uma música escrita em Lisboa há uns anos atrás e uma gravada no Aqueduto das águas livres, “Estranha Forma de Vida” de Amália Rodrigues. Para além disso disse-nos que “Sick Of Elephants” foi escrita quando Bush foi reeleito e “Saints Preservus” haveria sido feita para o último filme de Tarantino, mas que este não a usara. Volta e meia deixava o seu círculo de instrumentos para se dedicar apenas ao violino e ao microfone, revelando que o mais simples pode ser tão ou mais magnífico como o complexo. Eternamente grato ao público português ainda tivemos direito a um encore de duas músicas encerrando a noite afirmando: “I’m tired to be wild”. Não estejas Andrew! É esse lado selvagem que traz uma aura mais apetecível a todo um espectáculo teu.

Um certo calor invadiu-nos a alma e alojou-se no coração, assistimos a um dos concertos mais arrepiantes e bonitos do ano.

20161009 - Andrew Bird + Momo -  Misty Fest 2016 @ Centro Cultural de Belém

fotos na galeria Misty Fest’16 Dia 9 Novembro Andrew Bird

Toda a informação sobre o Misty Fest 2016 está disponível no nosso website em Reportagens > Festivais > Misty Fest > 2016.

Os artigos e fotografias de cada dia estão disponíveis em:

Misty Fest’16, A Ilha deliciosamente utópica de Piers Faccini
Cass Mccombs, O anfitrião por excelência
Wim Mertens, Pedaços minimalistas
Peter Broderick ou o mago do piano?
Ternura na voz e Pop nas teclas, Scott Matthew e Rodrigo Leão
+ Andrew Bird, O canto elegante do violino

+info em http://www.misty-fest.com/ | https://www.facebook.com/MistyFest/

Texto – Eliana Berto
Fotografia – Luis Sousa
Evento – Misty Fest 2016
Promotor – UGURU