Concertos Reportagens

LODO apresenta EP homónimo no Sabotage

Na noite de Sábado, noite que tem vindo mais e mais cedo nos últimos dias, por oposto, o Sabotage Club apenas tardava, e adiava, a actuação das duas bandas portuguesas. Assim, à entrada da sala, não faltavam pessoas que conviviam entre si, que empatavam tempo ao relento, de ouvidos atentos, à espera dos primeiros acordes da noite.

Os primeiros a actuar foram os Then They Flew, que no reportório traziam na íntegra o álbum, “Stable As The Earth Stops Spinning”. Sem a mínima sombra de dúvida, a espera foi recompensada. A partir do momento em que a bateria se impõe, e as guitarras a acompanharam com uma subtileza que não roubaram sequer o destaque, foi quando o público unanimemente começou a abanar os seus corpos, rendidos e seduzidos. Resumiu-se a melodia, pois a banda não possuí vocalista, e tal facto está longe de constituir um defeito! Com diversos agradecimentos, entre músicas, feitos à Eliana, por ter organizado a noite, o tempo voou.

A esta magnífica actuação sucedeu LODO, uma banda de quatro artistas de Tomar. Claramente uma banda na categoria do pós-rock, têm vindo a escalar em termos de importância, o EP gravado em Dezembro do ano passado é prova disso. E foi precisamente esse EP que nos foi apresentado, Pele, Gente e Verdes Anos são alguns dos temas, e mais, um tema novo, Prisão. São músicas que se traduzem num acumular, transmitem a ideia de um crescendo, bastante bem construído por cada instrumento, e que culmina sempre com uma certa escuridão inerente. Diferem da actuação anterior, não só por terem voz mas, por darem uma maior importância às guitarras. Também tiveram a gentileza de agradecer, tanto à Eliana como ao Sabotage Club. Ainda fizeram questão de mencionar que, a sua próxima actuação será com Diabo na Cruz e Jimmy P, no Coliseu do Porto. Com essa última nota deram a noite por terminada, seguem agora para mais um palco.

Texto – Samuel Pereira
Fotografia – Ana Pereira