Backstage Festivais Reportagens Rock In Rio Lisboa

5 Perguntas Rock In Rio a… The Glockenwise

O Palco Vodafone FM no Rock In Rio Lisboa 2016 destaca-se pela presença maioritária do talento de várias bandas portuguesas, e só por este motivo os The Glockenwise, banda de Barcelos e uma das bandas em destaque no momento, não poderiam faltar. Desafiámos a banda a alinhar no nosso desafio “5 Perguntas Rock In Rio a…”, ao qual acederam prontamente.

Música em DX (MDX) – Pela segunda vez no RiR, o que esperam do festival deste ano, e o que esperam proporcionar ao festival?

The Glockenwise – Em relação ao Festival, como toda a gente sabe, este ano e para melhor dos nossos bens, existe um palco vodafone bem mais atractivo do ponto de vista das bandas que lá tocam, só por esse simples acréscimo, o festival já fica a ganhar em relação aos anos ou edições anteriores! Em relação, ao nosso concerto, a equação é exactamente a mesma que tivemos em 2012, com a diferença que desta vez, apresentamos outro disco, neste caso o “Heat”. Não gosto de falar do rendimento que vamos ou esperamos ter, porque esse argumento na realidade pouco ou nada vai influenciar a nossa atitude para este concerto, estamos focados sim, em divertir e acima de tudo proporcionar bons momentos a todo esse aglomerado de pessoas que se cruzarem connosco dia 27!!

MDX – Fazendo parte de um circuito bem mais alternativo, qual é a sensação de estarem agora num festival que é claramente de massas?

The Glockenwise – Como disse acima, apesar de ser em grande parte um festival para massas, a verdade é que este circuito alternativo imposto claro, pela parte da vodafone, permite acima de tudo que toda a gente tenha “voto na matéria”, na medida em que qualquer pessoa desconhecida a esse mesmo meio “alternativo”, que se identifique mais por exemplo com o palco mundo ou o EDP rock street, tenha a vantagem de sair do festival mais feliz e verdadeiramente mais instruído acerca do que de melhor se têm feito, não só em Portugal como no resto do mundo, como é o caso dos Cave Story, dos Metz, bem como os Black Lips ou os próprios Real Estate que também são muito bons!!! Portanto, achamos acima de tudo que existe uma simbiose ou fórmula bem própria para juntar um meio a outros 1000 meios diferentes, de maneira a que todos consigam “acasalar” à sua devia maneira.

MDX – Vão actuar no Palco Vodafone, cujas escolhas recaem maioritariamente em escolhas nacionais. Que impacto é que acham que esta projecção pode ter para o futuro da vossa banda ou no circuito em que se inserem?

The Glockenwise – Esta é uma pergunta muito suspeita, atenção. Nada disso vai determinar o futuro dos Glockenwise, o impacto neste caso pode ser medido consoante critérios todos eles bastante distintos, afinal de contas e apesar de contarmos com grandes bandas nacionais, a realidade confronta-nos com sonoridades muito mas muito diferentes, se comparares o B Fachada aos The Sunflowers, por exemplo, percebes facilmente que estamos a assistir a um “passar de testemunho” muito comum e vulgar aqui no panorama nacional, que roda com gerações que vão desde os toques mais tugas por exemplo de um variações projectado no tempo, como é o caso do B Fachada, a uns The Oh Sees renascidos num panorama que como disse, assenta em todas as idades e “cabides” ,no caso da comparação com os Sunflowers.

MDX – Que concerto(s) não vão querer perder?

The Glockenwise – Esta é muito fácil , não podemos, mesmo mas mesmo, perder Metz, nossos bem conhecidos amigos de Toronto!! Para além desses, esperamos mesmo ter tempo e vida suficiente para desafiar o pessoal de Hollywood Vampires a um convívio geral, confesso que um bom jogo de dardos com o Johny Depp era muita fruta, pode ser que a malta se junte para descer do “slide” durante o concerto de Korn!!!

MDX – Algum de vocês tinha vindo ao rock in rio enquanto público? Alguma experiência que queiram partilhar?

The Glockenwise – Já fomos em matilha, como te tinha dito em 2012, e para mal dos nossos bens, conseguimos armar uma tenda e ser expulsos do recinto electrónico, o melhor de tudo foi sair confortavelmente de carrinha, temos também amigos que se portam muito mal e depois acabamos por ficar “todos gordos”.

Depois de terem apresentado dia 14 de Maio no Porto o último trabalho “Heat”, apareceram agora em destaque no Palco Vodafone FM do Rock In Rio 2016 a lançar o verão que será com certeza marcado por muitos concertos.

+info em https://www.facebook.com/theglockenwise/

Entrevista – Sofia Teixeira
Fotografia (Capa) – Tito Mouraz