2016 Bons Sons Festivais Notícias Reportagens

Cartaz fechado no Bons Sons’16

Os 10 anos de BONS SONS fazem-se pela celebração das edições passadas, mas com o olhar posto no futuro: lembrando o legado musical, fazendo uso das influências do presente e espreitando os novos caminhos da música portuguesa. Estar no BONS SONS é fazer parte da história.

Durante quatro dias, o festival toma conta de Cem Soldos com sons diversos distribuídos por 8 palcos integrados na Aldeia, uma feira de artesãos, exposições de arte e arquitectura, área de restauração e inúmeras outras actividades que animam as suas ruas, praças e largos.

É o próprio perímetro de Cem Soldos que define os limites do recinto, colocando todos os serviços necessários à disposição do visitante e convidando-a viver a Aldeia. Vir ao BONS SONS é conhecer os habitantes e partilhar os lugares e tradições locais, enquanto se usufrui de um alargado programa.

MÚSICAS EM NOME PRÓPRIO PARA TOCAR A SOLO E SENTIR-SE ACOMPANHADO

Nome incontornável da música portuguesa, Jorge Palma, compositor, poeta, intérprete e exímio pianista, estará presente com banda completa.

Vera Mantero apresenta “Os Serrenhos do Caldeirão, exercícios em antropologia ficcional”, peça em que a coreógrafa vai além da dança para, numa experiência também sonora, falar da sabedoria perdida dos povos.

Também toca nos projectos Roncos do Diabo e Ai!, mas é a solo que Tiago Pereira se apresenta, aos comandos dos instrumentos de percussão tradicional portuguesa.

Galardoado com o prémio para Melhor Banda Sonora de 2015 no Los Angeles Independent Film Festival, André Barros apresenta-se no seu íntimo nostálgico, com um piano emoldurado num quarteto de cordas.

Os ícones das “Noites Príncipe” da Musicbox, em Lisboa, assentam arraiais até de madrugada, a debitar os sons num apurado ritmo e balanço. São eles DJ Lilocox, Niagara e Puto Márcio.

Os clássicos revisitados pela guitarra e piano de Os Tunos prometem novas versões de temas icónicos, do fado à lambada.

Depois de muito escavar nas feiras, durante meses, por bandas duvidosas, virtuosos improváveis, versões em mandarim, artistas de variedades e discos promocionais, DJ Rubi Tocha traz tudo à baila numa só noite.

A partir de gravações de campo, Luís Antero formou um corpo constituído por 100 sons que respondem à questão: a que soa Cem Soldos? “Cem Soldos, 100 Sons” convida a mergulhar na paisagem acústica da Aldeia, projectando sensações, valorizando uma identidade e arquivando uma memória.

Quem és tu, Laura Santos? é simultaneamente uma pergunta intrigante e o nome da actuação que irá receber os primeiros visitantes do BONS SONS. A festa começa com êxitos seleccionados que se estendem da radiofonia dos anos 60 aos (in)sucessos contemporâneos.

O ALINHAMENTO COMPLETO DO BONS SONS

O cartaz mais rico da música portuguesa está no programa completo do BONS SONS 2016, distribuído pelos dias e por todos os palcos.

12

13

14

15

PALCO LOPES-GRAÇA

Danças Ocultas & Orquestra Filarmonia das BeirasCristina BrancoCarminhoJorge Palma

Kumpania Algazarra

Deolinda

Fandango

Sopa de Pedra

PALCO EIRA

Best YouthLODOKeep Razors SharpLes Crazy Coconuts

Sensible Soccers

Da Chick

White Haus

D’Alva

PALCO GIACOMETTI

Pega MonstroGruteraDear TelephoneGolden Slumbers

Birds Are Indie

Lavoisier

Isaura

Lula Pena

PALCO AGUARDELA

Cláudia DuarteDJ Lilocox + Niagara + Puto MárcioBranko + Dotorado Pro + RastronautTochaPestana + DJ Rubi Tocha
PALCO TARDE AO SOL

indignu [lat.]Few FingersTim Tim por Tim TumDesbundixie
PALCO MPAGDP

Alentejo CantadoAdufeiras do PaúlOs TunosFlak

João e a Sombra

Madalena Palmeirim

Tiago Pereira

Diego Armés

 Bonecos e Campaniça
AUDITÓRIO

Luís AnteroVera ManteroAndré BarrosJoana Sá

 

A próxima edição do BONS SONS decorre de 12 a 15 de Agosto de 2016 em Cem Soldos, Tomar.

+info em https://www.facebook.com/bonssons/?fref=ts

Fotografia (Capa) – Isabel Pinto