2016 Festivais Indie Music Fest Notícias Reportagens

Indie Music Fest’16, as primeiras confirmações

O Indie Music fest está de volta para a sua 4ª edição nos dias 1, 2 e 3 de setembro. O Melhor Micro-Festival do país, pelo segundo ano consecutivo ,estenderá os palcos, a natureza e alegria a vários nomes nacionais, mas os de presença já confirmada são Savanna, The Walks, Muay, Wilde Apes e o artista da casa, Solution.

Com a promessa de mais um lineup nacional de excelência, eclético e surpreendente, a edição de 2016 do Indie Music Fest tem ainda muitos mantos por destapar, mas garante a mesma energia, festividade e magia a que já estão habituados os que têm passado pelo Bosque do Choupal, em Baltar.

Depois de receber pela segunda vez o prémio de Melhor Micro-Festival em Portugal, o Indie Music Fest promete aos festivaleiros mais indie do país muita arte, performances e, acima de tudo, a melhor música portuguesa alternativa da atualidade, em concertos ora intimistas, ora mais festivos.

Os passes-gerais – com direito a campismo – para a 4ª edição da celebração artística mais independente do país estão disponíveis, ao preço de 25€. Podem ser adquiridos junto dos locais habituais e em www.bol.pt.

Os Savanna são uma das bandas nacionais com mais pinta que temos ouvido. Depois do excelente primeiro álbum e de terem lançado o segundo, numa edição NOS Discos, com grande classe, a banda deu um pulinhos aos Pontiaq Studios para gravar uma versão uber espectacular do mega clássico “Lord Of This World”, malhão do quintessencial “Master Of Reality”, dos Black Sabbath. O tema foi gravado e misturado por Miguel Vilhena, a masterização ficou a cargo de Xinobi. A versão dos Savanna respeita a essência pesadona do original e consegue acrescentar uma estimulante elasticidade electrónica, com arranjos sublimes e cheios de bom gosto. Para ouvir em repeat.

Os The Walks, Gonçalo Carvalheiro no baixo, Hélder Antunes na bateria, John Silva na voz, Miguel Martins e Nelson Matias nas guitarras cruzaram os seus caminhos em meados de Setembro de 2012. Donos de um processo criativo relativamente fugaz, fizeram a sua estreia de palco no Salão Brazil, no dia 6 de Julho de 2013.

Com uma forte aposta na vertente de performance, e prezando o distanciamento a rótulos e pré-conceitos, procuram a criação de uma sonoridade que lhes seja própria. No entanto, e não perdendo a contemporaneidade ou a busca pelo produto original, reconhecem a influência de diferentes géneros absorvendo, em si, a essência da fusão entre a pujança do rock n’ roll com o groove do r’n’b e do soul.

Depois da sua estreia discográfica se mostrar um bom auguro para o futuro da banda, apresentam-se, agora, com novo trabalho e nova formação. Com Paula Nozzari na bateria, preparam-se para o lançamento e divulgação do seu primeiro longa-duração. À imagem do trabalho anterior, os louros de gravação são atribuídos aos Estúdios Sá da Bandeira e a toda a mestria de João Brandão e, uma vez mais na linha do que haviam feito com “R”, a sua edição pertence à Lux Records.

Os Wild Apes, Oriundos da antiga, mui nobre, sempre leal, cidade invicta do Porto, João, Pedro e Fábio, inimigos de longa data, encontraram-se no verão de 2013 com o intuito de assaltar um banco, porém, o seu destino era outro. Com influências desde Beatles a Radiohead, passando pelos incontornáveis Nickelback e D’Arrasar, os Wild Apes primam pela selvageria e brutalidade, presente nos mamíferos antropóides, com um brilhantismo que parece não ter limites, nem sombreados.

Solution é um dos nomes mais sonantes no espectro da música eletrónica nacional, e tem-no provado dentro e fora dos palcos. Dono de uma das mais promissoras e corajosas editoras portuenses, a Terrain Ahead, é um artista que marca presença no bosque mágico do Indie Music Fest desde a sua primeira edição e que se mantém fiel ao projeto.

Num estilo que combina o techno, o house, o electro e o experimentalismo com um cunho pessoal que nasce de uma personalidade bem vincada, Solution, aceita a responsabilidade de, mais uma vez, contribuir para uma noite inesquecível.

+info em www.facebook.com/indiemusicfestofficialpage | www.indiemusicfest.pt