Backstage

Estreia do single “Trouble Girl” em entrevista com Daniel Kemish

Sotaque inglês, olhar moreno num sorriso aberto. Colete cinzento, camisa branca por cima dos jeans devidamente roçados. Algarvio de residência, inglês de sangue, americano de ritmo. Uma menção honrosa da 2ª Edição do EDP Live Bands levou Daniel Kemish e Jean Christian Hovde (JC) a abrir o Palco Heineken do NOS Alive, e que abertura! Uma dupla inesperada que se conheceu em Tavira, e juntou o seu gosto e profissionalismo musical.

Daniel Kemish um auto-didata de Southampton (voz, gaita e guitarra) e um contra-baixista do Quebec profissional na Orquestra do Sul (Algarve). No dia de lançamento do novo single “Trouble Girl”, e a semanas do lançamento do novo album “Fools & Money” gravado pela Ocean Way Nashville (South Nashville, EUA) e editado por Daniel Kemish, decidimos que este seria o momento para publicarmos a agradável conversa que tivemos no NOS Alive 2015.

Música em DX (MdX) – Correu muito bem o concerto!

Daniel Kemish (DK) – Esqueci-me de uma letra (risos)…! Só fizemos o line check não conseguimos fazer o sound check, não foi mau (risos)! É estranho tocar no NOS Alive!

MdX – E graças ao concurso EDP Live Bands ! Conheciam o concurso?

DK – Não, não conhecia. Fui ver as regras e vi “tem que ser residente em Portugal”, já cá estava a morar e inscrevi-me! Foi tudo muito rápido, quando vimos estávamos nas semifinais. Disse ao JC e ao Fábio “dia 22 temos que ir a Lisboa”, o Fábio é o nosso técnico, é muito bom!

MdX – Percebi pelo vídeo de apresentação do EDP Live Bands que já tinhas alguma “rodagem”.. Como começaste?

DK – Comecei a tocar “covers” em bares. Em Inglaterra não querem conhecer os originais (risos).

daniel-edplivebands2016-1024

MdX – E sempre foi este registo?

DK – Sim, sempre. Mesmo um CD que lancei há uns anos atrás era só country. Estava em Inglaterra a fazer uns covers e fartei-me…estava a morrer. Pus tudo dentro da carrinha e abalei! Os meus pais já tinham cá casa no Algarve, já falava a língua e vim para Portugal. No fim do verão fui gravar uns videos que não sairam bem. Gravei um EP ao vivo num teatro abandonado, para ter aquele som mais fixe. Entretanto fui para Nashville, e gravei no Ocean Way Nashville com membros de uma banda norte-americana chamada Drake White and the Big Fire. Tínhamos lá um contacto e gravámos ao vivo. Não quis criar a coisa comercial, e em principio vai ser lançado em Março de 2016.

MdX – Porquê tanto tempo?

DK – Leva muito tempo. Temos que organizar a tour, ou gastas dinheiro na tour ou na divulgação.

MdX – Gravaram só num dia?

DK – Sim, como bandas mais antigas, tal como Johny Cash (risos).

MdX – As músicas que tocaste hoje vão estar no álbum?

DK – Duas ou três vão para o álbum, como “Trouble Girl”.

MdX – És tu que fazes a produção de tudo?

DK – Eu faço sozinho tudo sim, mas agora vou ter o J.C. a tocar. Ele também toca na Orquestra do Sul (Algarve). Começámos a fazer músicas os dois. Mas fiz uma tour sozinho nos E.U.A.

MdX – Tens manager?

DK – Eu faço tudo sozinho. Depende muito do que aparece. Se não for eu vai ter que ser alguém para me ajudar.

MdX – E tu JC, como apareces a tocar com o Daniel?

JC – Eu tenho um contrato efectivo com a Orquestra do Sul, mas se avançarmos com a tour depois de sair o álbum, peço uma licença sem vencimento (sorriso)!

MdX – Acham que há espaço em Portugal para o vosso registo musical?

DK – Diz-me tu, achas que há?

MdX – Pela reação do público hoje, acho que sim!

JC – Sim, foi incrível! Quando começámos, vimos umas miúdas a comer sandes sentadas na relva e pensei que não iria ser nada de especial. Mas foi um momento inesquecível! Nunca me vou esquecer deste dia!…

Daniel Kemish lança hoje o tema “Trouble Girl” e, após lançamento do album “Fools & Money”, inicia no próximo dia 25 de Março a tour europeia que começa com 2 datas em Portugal, ambas no Algarve, e que prossegue no Reino Unido terminando no final do mês de Maio.

daniel-kemish-tour-dates-1024

Mais informação sobre o Daniel Kemish em https://www.facebook.com/danielkemish/ | http://www.danielkemish.com/

Entrevista – Carla Sancho
Fotografia – Luis Sousa