2015 Outros Eventos Reportagens Talkfest

Talkfest’15: Passar da conversa à acção

O Talkfest’15 já acabou, mas deixa saudades. Principalmente por causa da última noite, agora sim dedicada aos concertos, no Musicbox Lisboa, onde houve as actuações de Thunder & Co. NBC e D’Alva.

Com um início tímido, Thunder & Co. foram os responsáveis por abrir o palco, com a apresentação do novo álbum, que sairá segunda feira, dia 9, com a curadoria da NOS Discos. Início tímido, primeiro porque houveram dificuldades técnicas, que se notaram durante todo o concerto, mas também porque ao início estavam algo distantes do público.

A aproximação só resultou com as músicas cantadas. Se com alguns temas mais instrumentais, os rapazes pareciam estar num momento mais privado entre eles, cada vez que Rodrigo Gomes cantava, havia mais gente a dançar e a acompanhar a banda. Exemplos que se encaixam são dois singles já conhecidos, o Apples e o O.N.O. (guardado para o fim da performance).

Como apanágio da organização no que toca à elaboração do cartaz destes concertos, aqui ficou mais uma boa promessa nacional. Espera-se ver mais em ocasiões futuras.

“É de mim que eu falo”. Foi a premissa da noite para NBC. Um concerto nos máximos. Máximo na energia, máximo na emoção, máximo na dedicação. O resultado? Uma grande festa. E a verdade é que há que admirar o percurso ascensional de NBC ao longo de uma carreira, já com 20 anos, mas só nos últimos anos é que atingiu a notoriedade e um maior reconhecimento por parte do público.

Durante uma hora a percorrer temas dos mais diversos álbuns, o ponto alto da sua noite (se é que sou capaz de nomear um), foi a performance de Gratia, que levou a que o público se juntasse aos seus amigos e queridos, naquela que foi uma das celebrações que deixou NBC emocionado.

Sempre bem acompanhado pela banda, com especial destaque para Jonatas Marques na guitarra, o concerto de NBC foi muito maior que o Musicbox. Pergunto-me se houve alguém do lado de fora que também tenha dançado com NBC.

Isto porque o concerto teve lotação esgotada, muito por culpa dos meninos que terminaram a noite. Meninos, no bom sentido, claro. Alex D’Alva Teixeira e a sua trupe levaram ao Musicbox ao rubro, como já tem sido habitual em cada lugar que passam.

Conhecidos por dominarem a internet como poucos, eles deram tudo. Mas isso é o mote deles. DAR TUDO. O #batequebate que já bate desde o verão passado continua a mexer multidões e a força “extasiante, extenuante”” do Alex foi “excitante e contagiante” para um público que quis sempre mais.

Confetis, Balões, cor e um Alex a dar tudo no meio do público foram alguns dos condimentos que serviram para fechar o Talkfest, com o sentimento de dever cumprido.

Texto – Carlos Sousa Vieira
Fotografia – Rita Justino e Luis Sousa
Evento – Talkfest’15