2015 Backstage Outros Eventos Reportagens Talkfest

NBC e a sua relação com os fãs

DSC_1606

NBC revelou no Talkfest’15 numa conversa com o MDX a relação próxima que tem com as redes sociais bem como a diferença que faria se as redes sociais existissem quando o músico começou a sua carreira musical.

 

Música em DX (MDX) – Na conferência, falou da relação, no passado, mais conturbada que teve com os fãs mais críticos nas redes sociais. E disse que actualmente já não dá importância. Mas continua a falar com os fãs via facebook?

NBC – Sim, seja via mensagem privada ou mesmo a comentar, tenho o cuidado. Se nós estamos numa rede social que se apresenta como uma rede onde as pessoas interagem, não faria nenhum sentido eu não comunicar com as pessoas quando elas falam comigo. E, muitas vezes, recebo coisas agradáveis, porque pensam que não iria responder. Eu faço isso, embora outros artistas não façam, porque acho que devo estar mais próximo. E tem haver comigo, com a minha maneira de estar.

MDX – O que é que tens mais consideração? A crítica dos fãs nas redes sociais ou dos próprios críticos musicais?

NBC – Isso é uma pergunta interessante. Não sei a quem deva dar mais valor. Eu dou o valor devido, ao tipo de discurso que é feito, dependendo da circunstância. Se vais a um concerto meu, e gostas do meu concerto, e metes numa rede social, “NBC… concerto sensacional, adorei”, vou tomar isso em consideração, pelo valor pessoal que isso tem. Se acontece da mesma forma, mas uma página oficial de festivais, vou tomar de uma outra forma, pois isso poderá promover e atingir outro leque de pessoas e que vai ler. Quando é pessoal, é mais sentido. Quando é profissional, leio de outra forma, porque me pode catapultar para outros festivais.

MDX – Sobre as redes sociais. Se as redes sociais existissem há 20 anos, haveria mais inovação, isto falando do processo criativo dos músicos e até da própria divulgação do artista?

NBC – Acho que as coisas seriam muito diferentes também. Posso até garantir, que hoje, se calhar, seria um artista ao nível do Rui Veloso. Em termos de mediatismo e ser conhecido. Eu estou a lutar há 20 anos para conseguir uma plataforma que só agora nos últimos anos é que consegui. Há uma rede social que me ajuda, e que sem ela não seria possível. Era impossível chegar a estes meios. Tinha de estar num Blitz, num Diário de Notícias. Num meio em que os artistas mais pequenos não conseguem chegar.

MDX – Os artistas mais pequenos, sem redes sociais, não têm expressão.

NBC – Não conseguem ter. Se as redes sociais existissem há 20 anos atrás, eu de certeza que, enquanto artista, estaria noutro patamar.

Texto – Carlos Sousa Vieira
Fotografia – Rita Justino
Evento – Talkfest’15